sábado, 25 de junho de 2011

Questões Frequentes no Exame Nacional de Matemática A (635) – Itens de resposta extensa

Competências específicas associadas:

Representar números complexos na forma algébrica, na forma trigonométrica e no plano complexo.
Exemplo: 2006, 1ª Fase, Grupo II, Item 1.1.

Operar com números complexos nas formas algébrica e trigonométrica.
Exemplo: 2006, 2ª Fase, Grupo II, Item 1.1.

Aplicar técnicas de contagem, em particular, permutações, arranjos simples e completos e combinações.
Exemplo: 2007, 1ª Fase, Grupo II, Item 2.1.

Fazer o estudo de funções, combinando métodos analíticos com o uso de calculadora gráfica.
Exemplo: 2009, 1ª Fase, Grupo II, Item 5.2.

Explicar raciocínios, usando correctamente a linguagem específica das probabilidades.
Exemplo: 2009, 2ª Fase, Grupo II, Item 4.2.

Aplicar a função derivada ao estudo dos intervalos de monotonia e extremos relativos de uma função.
Exemplo: 2008, 1ª Fase, Grupo II, Item 6.1.

Resolver problemas envolvendo funções exponenciais e logarítmicas.
Exemplo: 2007, 2ª Fase, Grupo II, Item 6.1.

Aprofundar o conceito de probabilidade recorrendo às definições frequencista e clássica (de Laplace) de probabilidade.
Exemplo: 2008, 1ª Fase, Grupo II, Item 2.1.

Determinar assímptotas.
Exemplo: 2009, 2ª Fase, Grupo II, Item 6.2.

Aplicar o teorema de Bolzano-Cauchy ao estudo das funções.
Exemplo: 2010, 2ª Fase, Grupo II, Item 5.1.

Fazer raciocínios demonstrativos usando a axiomática das probabilidades.
Exemplo: 2010, 2ª Fase, Grupo II, Item 3.

Resolver problemas envolvendo funções trigonométricas.
Exemplo: 2010, 2ª Fase, Grupo II, Item 6.2.

Sem comentários: