domingo, 26 de junho de 2011

Amanhã é dia de Exame!

Alguns conselhos, supondo que estudaram (bastante):


  1. Material: não esquecer o BI ou CC, o material de escrita e a calculadora (como é que estão as pilhas?).
  2. Formalismos: preencher correctamente os cabeçalhos das folhas. Se houver dúvidas, chamar os Professores vigilantes. Assinalar o nº da versão no espaço próprio.
  3. Começar por dar uma vista de olhos a todos os itens da prova e começar por aquele ou aqueles que parecem mais familiares.
  4. LER MUITO BEM OS ENUNCIADOS. Só assim podemos compreender o que nos perguntam e saber o que temos de indicar nas respostas para que elas sejam completas. OBEDEÇAM às instruções dos enunciados!
  5. Atenção ao uso da calculadora: se o item só permite o seu uso para efectuar cálculos numéricos, tudo o resto não pode evidenciar que a calculadora foi utilizada.
  6. Os itens de escolha múltipla são para acertar. Atenção à leitura (mais uma vez). Usem a eliminação de hipóteses. Podem usar também a calculadora.
  7. Às vezes acontece que a primeira leitura dos itens nos leva a pensar que não sabemos resolver nada. Se isso acontecer, nada de stress, pois é PERFEITAMENTE NORMAL (claro, que estou a supor que estudaram!). Leiam outra vez o enunciado. E mais uma vez. Garanto que, a certa altura vai aparecer alguma coisa nos enunciados que vos fará lembrar algo que foi estudado. Este é o ponto de partida para resolver o exercício.
  8. Resolvam os itens sem pressa. Há muito tempo para a prova (mas também não fiquem encalhados meia hora com o mesmo item). Usam todo o tempo de prova e mais a tolerância (para rever, para voltar a ler, para verificar as respostas na escolha múltipla, etc).
  9. Se não souberem como resolver um determinado item, mas souberem qualquer coisa que vos parece relacionado com a resposta pretendida, não deixem em branco. Pode ser que os critérios de correcção contemplem uns pontinhos para o que escreveram.
  10. No final não se esqueçam de contar o número de páginas que utilizaram e assinalar esse número no local próprio.

1 comentário:

Point du Lac disse...

Esqueci-me das pilhas! De qualquer maneira mudei-as recentemente, por isso não deve haver problema.

Obrigada pelos conselhos (: