terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ideias para recuperar a Escola Pública – Opção 3: As alternativas anteriores, em simultâneo.

Uma Escola Pública que concilie certificação com efectiva qualidade de aprendizagem é aquilo que ainda ninguém conseguiu fazer em Portugal. Este é o desafio que quem tem dirigido a educação neste país ou tem preferido ignorar ou não tem tido engenho para satisfazer.
Como se consegue que uma escola de massas promova qualidade de aprendizagens?
Como garantir que a certificação seja, na realidade, das competências de que o país necessita que os jovens adquiram?
Como resolve a Escola Pública o binómio conhecimento científico versos exigências sociais?
Estas perguntas enunciam desafios difíceis, que não se atingem em curtos espaços de tempo. São necessários passos pequenos, firmes e sequenciados, no sentido de se irem construindo respostas, a médio e a longo prazo, que produzam, não os títulos de jornais que os políticos não dispensam, mas sim os resultados que o país verdadeiramente necessita.
Seguir-se-ão pequenas e humildes achegas para que a desejada conciliação se vislumbre.

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