quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Declaração do PR

Disse, no post anterior que o “complexo de imparcialidade do Sr. Presidente da República (...) acabou (propositadamente ou não) por espetar enorme farpa na estratégia do PSD”.
Depois de ouvir o Presidente fico com a certeza de que estava certo.
Ao querer ser o “Presidente de todos os Portugueses” e tentar, a todo o custo, não ter interferência na campanha eleitoral para as legislativas, Cavaco sacrificou quatro coisas:



1ª) A verdade.
2ª) A sua própria isenção.
3ª) A Dra. Manuela Ferreira Leite e o PSD.
4ª) A possibilidade de ser reeleito.



1ª)



A verdade porque, através de mentiras e boatos, alicerçados em políticos e jornalistas que enfiam a ética no bolso dos favores de que necessitam ou têm que prestar (Director do DN incluído), o pretenderam, efectivamente, manipular.
Afinal, tal como o agora Deputado Pacheco Pereira sempre o afirmou, havia uma estratégia (eleitoral) obscura para colar o Presidente ao PSD.
Conclusão: houve manipulação, há vulnerabilidade na segurança.
Quem tirou partido disto?



2ª)



Ao pretender “ser capaz de resistir, em nome do que considera ser o superior interesse nacional” o Presidente, para além de demonstrar inabilidade política, sacrificou também a sua própria isenção.
Sr. Presidente, no preciso momento em que divulgou as “alterações” que fez na sua Casa Cívil, arrumou com a isenção! Para a opinião pública este acto absolveu, precisamente, aqueles que o manipularam.
Sei que águas passadas não movem moinhos mas, já que a isenção já era letra morta então, perdido por dez, perdido por mil e dizia tudo de uma vez e na altura certa!
3ª)



A Dra. Manuela Ferreira Leite e o PSD foram os primeiros condenados.
Condenados e apedrejados pelos comentadores da nossa praça. Sim, os mesmos que trabalham para os jornais e televisões que, em vez de transmitirem o que se ia dizendo do estado deste país na campanha eleitoral, dedicavam os minutos do PSD às perguntas sobre o TGV, as escutas, a Madeira, o Salazar e a outras coisas do tipo que as agências ao serviço do Governo lhes encomendavam.
Só um pequeno desabafo: só há uma maneira de alguém do PSD dizer o que quer na televisão. Basta predispor-se a malhar na Dra. Ferreira Leite. E, há que reconhecê-lo, muitos são os que estão prontos para isso!


4ª)



O Professor Cavaco Silva corre sérios riscos de ser o primeiro Presidente (depois de 74) que não conseguirá ser reeleito.
A declaração de hoje, por mais verdadeira que seja, hostilizou o PS. E quem se identifica com este partido facilmente optará por outro candidato presidencial conotado à esquerda (Manuel Alegre deve estar a dar saltos de alegria).
E mesmo o indefectível militante do PSD (até aquele “último dos cavaquistas”) que já andava aborrecido com a irritante mania do Presidente de não querer ter nada a ver com o PSD, que não consegue ter uma noite bem dormida desde o dia 27, está com uma vontade enorme de lhe dizer que, para além de ter votado em si, também gostava de ser considerado um desses “todos os Portugueses” dos quais o Sr. é Presidente!













Sem comentários: