segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Testes Intermédios 2013/14: informações

Estão agora disponíveis as informações sobre cada uma das provas a realizar (AQUI).

2 comentários:

Point du Lac disse...

"(...)o modelo educativo dominante não se dá geralmente ao trabalho de fomentar a excelência, a criatividade ou a iniciativa. As crianças usam o mesmo uniforme, preenchem as mesmas fichas e quase não tomam apontamentos; acompanham a lição num livro, igual para todos. Não interessa se uma delas é óptima a matemática e odeia línguas, ou se tem talento para desenhar mas não se interessa por álgebra. Têm todas de fazer o mesmo: adaptar-se sem se destacar demasiado, não causar conflitos. O que se espera delas é que sejam “normais”.
Chama a atenção, como caso isolado, um discreto país nórdico em que quase não existe insucesso escolar. Na Finlândia, ser brilhante não é excepção. (...) o método de ensino nada tem a ver com o que conhecemos: dá-se prioridade ao ensino individualizado e à liberdade criativa, e os alunos têm verdadeiro poder de decisão na escola, onde abundam as reuniões e os debates."
O artigo completo aqui: http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=534%3Ao-ataque-dos-mediocres&catid=24%3Aartigos&Itemid=104#.UslvUrw6oh0.facebook

Uma opinião que tanto esperava ler quando todos parecem felizes com o sistema educativo quer no ensino secundário quer no superior, onde não há preocupação "quase" nenhuma em fazer com que os alunos percebam realmente o que estudam e aprendam a ser críticos. Um ensino de "decorar e esquecer", onde não se criam génios mas sim subordinados.

Faro Algarve disse...

"Um ensino de "decorar e esquecer", onde não se criam génios mas sim subordinados."

Muito boa frase Point du Lac.