segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Iniciação ao Maxima

O ambiente de trabalho do Maxima está estruturado em linhas. Estas são de dois tipos, linhas para input e linhas de output. As primeira são identificadas pelos símbolos (%i) e servem para introdução dos comandos que se pretendem ver executados pelo programa. As segundas iniciam-se pelos símbolos (%o) e apresentam os resultados devolvidos pelo Maxima em resposta aos comandos introduzidos. Aos símbolos anteriores é também associado um número natural de modo a que cada par de linhas de input e output fique univocamente referenciado. Assim, por exemplo, (%o3) representa linha de output gerada pelos comandos introduzidos na terceira linha de input, numa determinada sessão do Maxima.
Linhas de input e output
Para obrigar o Maxima a avaliar uma determinada expressão introduzida numa linha de input é necessário pressionar SHIFT+ENTER. A pressão única da tecla ENTER não obriga à avaliação da expressão mas apenas resulta na criação de um parágrafo, tal como acontece num usual processador de texto.
Por defeito, sempre que SHIFT+ENTER é pressionado, o Maxima coloca um ponto-e vírgula (;) no final da  expressão introduzida pelo utilizador na linha de input. A presença deste sinal obriga o Maxima a devolver o resultado da avaliação na linha de output respectiva. Caso se pretenda que tal resultado seja suprimido, ou seja, que para uma linha de input avaliada não seja produzida a correspondente linha de output, devemos usar o símbolo $ em substituição do ponto-e-vírgula.
Utilização dos símbolos ; e $
A identificação unívoca de cada linha de input através das "etiquetas" (%i) numeradas permite a reutilização de expressões anteriormente avaliadas numa sessão do Maxima. Para tal, basta concatenar uma aspa (duas single quotes) com a etiqueta da linha. Por exemplo, ''%i2 permite que o Maxima volte a avaliar, numa nova linha de input, a expressão introduzida na linha de input 2.
É ainda possível utilizar, numa nova linha de input, a expressão avaliada na linha de input anterior através da simples digitação do símbolo %.
Reutilização de expressões anteriores

Sem comentários: