quinta-feira, 30 de junho de 2011

Comentário à prova de Matemática A (635), 2011 - 1ª fase

Item 1.

Em tudo semelhante ao item 1 do Teste Intermédio de 26/05/2011.

Itens 2.1. e 2.2.

São questões claramente inesperadas que aumentaram o nível de dificuldade da prova num tema, probabilidades, que é habitualmente "simpático" para os alunos em situação de exame nacional.
Poucos esperariam que a distribuição binomial aparecesse num item de construção e que fosse formulada uma questão relativa ao Teorema da Probabilidade Total (veja na página 19 deste documento). Talvez até, este item 2.2., tivesse mais sentido na prova de MACS, pois aí o Teorema aparece no formulário.

Item 3.

Tem uma abordagem semelhante à do item 5 do Teste Intermédio de 26/05/2011.
Para além disso, os critérios específicos de classificação que o GAVE formulou para este item vão fazer aparecer "boas" pontuações.

Item 4.

É um tipo de questão que vem sendo bastante habitual em provas dos últimos anos. Alguns alunos, provavelmente, não se sentiram muito à vontade no cálculo da derivada de T porque podem surgir aqui as dificuldades, em termos da destreza de cálculo e do trabalho com expressões algébricas, que o facilitismo do sistema nos últimos anos vem mascarando.

Item 5.2.

Outro tipo de questão habitual e previsível. No entanto, ela apresenta uma novidade: a necessidade de considerar ambos os ramos da função.
Uma nota para a primeira etapa dos critérios específicos de classificação deste item (Equacionar o problema):
Provavelmente, os classificadores atribuirão os 5 pontos a qualquer uma destas condições:
Parece-me, no entanto, que a 3ª hipótese revela um nível de desempenho bastante superior.

Item 6.2.

Um item muito pouco imaginativo e com um grau de exigência muito baixo.

Item 7.

Os critérios específicos de classificação formulados para este item, na forma de níveis de desempenho, aniquilam o rigor e o trabalho que as justificações de cada uma das rejeições merecem.

Ouso fazer algumas previsões:

  • Os bons alunos terão boa nota.
  • Os alunos com um desempenho médio terão notas fracas, muitas delas negativas.
  • Os alunos fracos dificilmente alcançarão nota positiva.
  • A média nacional vai descer.

2 comentários:

Point du Lac disse...

Estava a ver que não ia fazer um comentário à prova...
Por acaso estava à espera de um exame mais difícil. No início do grupo II pensei que não ia conseguir fazer alguns exercícios (principalmente quando olhei para o ex. das probabilidades), mas acabei por resolvê-los todos. No fim, até considerei o exame acessível (principalmente a escolha múltipla). No entanto, cometi alguns erros por distração,como não podia deixar de ser. Não comentou o item que valia mais no exame - o 5.1....

mesjag disse...

O tempo disponível nem sempre permite fazer as coisas quando a gente quer!
Não comentei o 5.1. porque me parece estar dentro daquilo que se espera para um item de uma prova de exame.