segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sobre a utilização da calculadora gráfica TI NSPIRE CX em exame

Tal como as normas de utilização das calculadoras indicam, não são admissíveis em exame calculadoras com capacidades CAS (Cálculo Álgébrico Simbólico) - ver listagem das calculadoras admissíveis AQUI.

Pelos vistos, o JNE (Júri Nacional de Exames) descobriu recentemente (e a TEXAS também) que alguém inventou "uma aplicação externa" que, uma vez instalada na calculadora gráfica TI NSPIRE CX, lhe confere capacidades CAS.
Como tal capacidade não é admissível em exame, o JNE providenciou duas mensagens sobre o assunto a que vale a pena prestar atenção: 

Tendo em consideração a importância do assunto, pois pode implicar a anulação de provas, não deixo, no entanto, de assinalar o ridículo da situação. Podem continuar a instalar o que quiserem na calculadora, podem continuar a colocar lá o que bem entenderem. Só não pode ser é CAS!

4 comentários:

Anónimo disse...

Esse programa existe de facto? Eu pensei que isto era uma manobra de ver os documentos na calculadora, visto que, essa calculadora dá para conter imagens da matéria. Além do mais já procurei na internet não encontrei nenhuma informação sobre a existência desse programa e ninguém parece saber de nada.

Anónimo disse...

Boas, este procedimento aplicasse a todas a ti-nspire ou apenas a cx?

Anónimo disse...

lê o documento com atenção...

Fernando disse...

Tutorial

http://www.youtube.com/channel/UC2VpxMqQ6YfqIEDlYxtV4pQ