sábado, 13 de abril de 2013

Comentário ao Teste Intermédio de Matemática do 9º Ano (12/04/2013)

Começo por referir o meu agrado com o facto de se restringir a utilização da calculadora a uma parte do teste, isto é, de a colocar no seu devido lugar: instrumento de auxílio à Matemática e não um fim em si mesmo.

Comparativamente ao de Maio do ano passado, o teste apresenta melhorias assinaláveis, quer em termos da tipologia dos itens, quer em termos de coerência com o programa. Ou seja, há uma gestão mais aceitável na conexão que se faz entre os temas do programa que se pretendem avaliar num determinado item, não se colocam itens "tipo olimpíadas" e a coerência com o programa (agora único) em vigor existe. Um reparo apenas no que respeita às questões 8.1 e 11.1, em que se faz apelo a capacidades semelhantes.

O que acabei de escrever não invalida que continue a considerar que o nível de dificuldade é alto (em que este alto tem como termo de comparação a história recente dos testes intermédios e a obrigatoriedade administrativa do sucesso da escolaridade obrigatória). São em número considerável os itens em que os conceitos e procedimentos matemáticos não são solicitados de forma directa (4.1; 6.1; 8.1; 11.1 e 12).

Em resumo:
Mais equilibrado e coerente. Com um nível de dificuldade que, embora elevado, é mais aceitável.

4 comentários:

Anónimo disse...

O Teste intermédio correu-me bem. "São em número considerável os itens em que os conceitos e procedimentos matemáticos não são solicitados de forma directa (4.1; 6.1; 8.1; 11.1 e 12)." - não sei qual é a sua opinião sobre isso, mas a minha é positiva, penso que se matemática fosse algo como "decorar algoritmos e aplicar" então perderia toda a sua piada e diversão. O facto de o ensino ser obrigatório pode não querer significar muito: todo o cidadão deve adquirir um raciocínio lógico e estruturado e penso que a matemática executa um papel fundamental nessa aquisição.
Achei que a razão entre "tempo necessário" e "tempo disponível" era maior na Parte 1 do que na Parte 2.

Carla Pimenta disse...

correu)me horrivelmente malnão sei poquê pois estudei

Anónimo disse...

5 turmas de 9º ano uma positiva de 55%! Acordei pah ! Em vez de gastarem dinheiro nestas coisas, gastem em melhor ensino!!!!

Anónimo disse...

correu mel, e o teste era estupido