sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A propósito das Olimpíadas de Matemática

Lê-se, a certa altura, no comunicado da SPM:

"As OPM são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, (...). A Sociedade Portuguesa de Matemática conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, do Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Banco Espírito Santo, da Pathena e do jornal Público na realização das Olimpíadas."

Eu acrescento:

Sem a carolice, a dedicação, a gratuitidade e o empenho de todos os professores de Matemática que por essas escolas do país as promovem, as aplicam aos alunos e as corrigem, as Olimpíadas de Matemática não seriam possíveis.

Desculpem a sinceridade, mas acho apenas que talvez ficasse bem um parágrafo deste tipo no comunicado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesmo assim faltam muitos ajudantes: os próprios alunos, toda a equipa do Agrupamento de Escolas de Albufeira em receber quase 90 alunos de todo o país, a câmara de Albufeira, os pais dos alunos por terem autorizado os alunos a participar, ...
Estes documentos tendem a ser breves e apenas servem de modelo para a comunicação social. São sucintos, portanto. Sei o trabalho que alguns professores têm que ter. Promoção das OPM? Muitos casos conheço eu de que foram os próprios alunos que pediram ou aos professores ou à direção para participarem nas OPM (um desses casos fui eu, (in)felizmente). Sei que isso não é uma atitude de todos os professores e considero que nem todos têm o mérito devido.
Eu penso que não foi esquecimento por parte da SPM, essa exclusão dos professores na referência aos apoios, foi algo que certamente não colocaram porque assim teriam de escrever "testamentos", mas claro está que os professores têm a sua importância.