Seguem-se algumas das inúmeras propostas (indecentes) retiradas do documento "Programa De Estabilidade e Crescimento 2011-2014", versão portuguesa.
Medidas de Consolidação Orçamental 2012-2013:
Pensões:
"será necessário suspender nos próximos dois anos a aplicação da regra automática de indexação das pensões" e "será alargado o âmbito de aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade, criada em 2010, aplicando-a de forma similar à utilizada na redução das remunerações da administração pública em 2011, ou seja, a pensões acima de 1500 euros" (p.15).
Paga que és Reformado!
Redução de custos com medicamentos e subsistemas públicos de saúde:
"Racionalização e redução dos encargos com a Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE) e com os subsistemas de saúde ainda existentes"; "controlo do volume de actos e serviços de saúde elegíveis para comparticipação por beneficiário e ao controle da quantidade de medicamentos elegíveis para comparticipação por beneficiário. Serão ainda revistas as tabelas dos actos e serviços de saúde elegíveis para comparticipação"; "novos agrupamentos de unidades de saúde"; "redução de horas extra" e "a prescrição electrónica de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), com chamada de alerta sobre o custo e a necessidade de uma correcta prescrição clínica em termos de periodicidade" (p.16).
Se estiveres doente, paga! O que tens descontado para isso já não serve para nada.
Só podes estar doente x vezes e só tens direito a y exames médicos. Se não chegarem, paciência! Ou morres ou vais ao privado e pagas!
E vê o local onde ficas doente! Se estiveres mais perto da fronteira com Espanha és capaz de chegar a tempo ao hospital!
Aprofundamento da racionalização da rede escolar e aumento da eficiência no aprovisionamento:
"A conclusão do processo de encerramento de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico com menos de vinte e um alunos" e "A continuação do processo de reorganização de agrupamentos escolares (...) de forma a promover os agrupamentos verticais" (p. 17).
Vivam os armazéns de alunos!
Redução das transferências para Autarquias e Regiões Autónomas:
"Esta medida será efectivada através da redução das transferências por via de uma derrogação temporária das respectivas leis de finanças regionais e locais, possibilitando que sejam transferidas verbas menores do que aquelas que resultariam da aplicação dos regimes vigentes" (p. 19).
Mudamos a lei segundo a nossa conveniência!
Outras medidas de redução de despesa de capital:
"Pretende-se a redução da despesa de capital em resultado da recalendarização da implementação de diversos projectos em áreas como a construção de equipamentos escolares, outros equipamentos colectivos ou infra-estruturas de transportes" (p. 19).
Será que isto quer dizer que o TGV acabou? Se calhar até vale a pena aprovar este PEC!
Revisão e limitação dos benefícios e deduções fiscais, designadamente em sede de IRS e IRC (p. 19).
Paga que és Classe Média!
Conclusão da convergência no regime de IRS de pensões e rendimentos do trabalho (p. 20).
Paga que és Reformado!
Sem comentários:
Enviar um comentário