quinta-feira, 31 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Eleições do Sporting
Como sportinguista aqui vai o meu comentário à campanha eleitoral:
- Para um clube à beira da falência (ou mesmo já falido) é de admirar que tenha aparecido tanta gente a querer ser presidente.
- Cada candidato a presidente apresentou o seu "manager". Esqueceram-se do que vão fazer aos que já lá estão. Esqueceram-se também de que não é de mais Costinhas que o clube precisa.
- Todos têm grandes nomes de treinadores (o que não significa que todos sejam grandes treinadores). Esqueceram-se de que não foi por falta de treinadores que os títulos escassearam nestes últimos quase 30 anos.
- Cada dia de campanha trouxe novos jogadores. Esqueceram-se dos que lá estão, dos que andam por aí emprestados, e dos que já lá não moram mas contribuíram para o descalabro financeiro.
- Fundos não faltam, embora ninguém perceba muito bem como é que isso dos fundos funciona. Certo é que ao Paulo Bento tinham dado jeito quando ninguém foi capaz de lhe dar um jogador a sério.
- Não vi um projecto competente para dar sustentabilidade a este clube. Dir-me-ão que isso pouco importa. Interessa é começar a ganhar. Pois, talvez tenham razão!
- Mas não consigo esquecer o Jorge Gonçalves - que até apresentou jogadores que nunca jogaram, sim um dos que agora é candidato a (não) ser treinador - e o descalabro que daí resultou.
- Também não esqueço o "projecto Roquete" (que dizia que em 10 anos nós éramos campeões em 6 ou 7), o exemplo da competência empresarial, que resultou em mais dívida e os mesmos zero títulos.
- Enfim, os dois opostos que resultaram na mesma desilusão de sempre. Será possível encontrar o meio termo? Parem de discutir treinadores, directores e jogadores! Digam como é que pagam as dívidas, põem ordem no clube e ganham campeonatos. Sim, tudo isto ao mesmo tempo. Mas não venham com cantigas pois para cantor já temos (tínhamos :)) o Sócrates.
- Ainda bem que não sou sócio pois, caso o fosse, sinceramente não sabia em quem votar.
- No entretanto, a equipe continua, tristemente e sem chama, a cumprir o penoso calendário de ter que jogar.
- Que sina esta de ser sportinguista!
quarta-feira, 23 de março de 2011
PEC 4
Seguem-se algumas das inúmeras propostas (indecentes) retiradas do documento "Programa De Estabilidade e Crescimento 2011-2014", versão portuguesa.
Medidas de Consolidação Orçamental 2012-2013:
Pensões:
"será necessário suspender nos próximos dois anos a aplicação da regra automática de indexação das pensões" e "será alargado o âmbito de aplicação da Contribuição Extraordinária de Solidariedade, criada em 2010, aplicando-a de forma similar à utilizada na redução das remunerações da administração pública em 2011, ou seja, a pensões acima de 1500 euros" (p.15).
Paga que és Reformado!
Redução de custos com medicamentos e subsistemas públicos de saúde:
"Racionalização e redução dos encargos com a Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE) e com os subsistemas de saúde ainda existentes"; "controlo do volume de actos e serviços de saúde elegíveis para comparticipação por beneficiário e ao controle da quantidade de medicamentos elegíveis para comparticipação por beneficiário. Serão ainda revistas as tabelas dos actos e serviços de saúde elegíveis para comparticipação"; "novos agrupamentos de unidades de saúde"; "redução de horas extra" e "a prescrição electrónica de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), com chamada de alerta sobre o custo e a necessidade de uma correcta prescrição clínica em termos de periodicidade" (p.16).
Se estiveres doente, paga! O que tens descontado para isso já não serve para nada.
Só podes estar doente x vezes e só tens direito a y exames médicos. Se não chegarem, paciência! Ou morres ou vais ao privado e pagas!
E vê o local onde ficas doente! Se estiveres mais perto da fronteira com Espanha és capaz de chegar a tempo ao hospital!
Aprofundamento da racionalização da rede escolar e aumento da eficiência no aprovisionamento:
"A conclusão do processo de encerramento de escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico com menos de vinte e um alunos" e "A continuação do processo de reorganização de agrupamentos escolares (...) de forma a promover os agrupamentos verticais" (p. 17).
Vivam os armazéns de alunos!
Redução das transferências para Autarquias e Regiões Autónomas:
"Esta medida será efectivada através da redução das transferências por via de uma derrogação temporária das respectivas leis de finanças regionais e locais, possibilitando que sejam transferidas verbas menores do que aquelas que resultariam da aplicação dos regimes vigentes" (p. 19).
Mudamos a lei segundo a nossa conveniência!
Outras medidas de redução de despesa de capital:
"Pretende-se a redução da despesa de capital em resultado da recalendarização da implementação de diversos projectos em áreas como a construção de equipamentos escolares, outros equipamentos colectivos ou infra-estruturas de transportes" (p. 19).
Será que isto quer dizer que o TGV acabou? Se calhar até vale a pena aprovar este PEC!
Revisão e limitação dos benefícios e deduções fiscais, designadamente em sede de IRS e IRC (p. 19).
Paga que és Classe Média!
Conclusão da convergência no regime de IRS de pensões e rendimentos do trabalho (p. 20).
Paga que és Reformado!
sexta-feira, 18 de março de 2011
Relação entre uma função e a sua derivada
quinta-feira, 17 de março de 2011
quarta-feira, 16 de março de 2011
Os números negros dos Governos Sócrates: volume de negócios
Índice de volume de negócios no comércio a retalho - corrigido da sazonalidade deflacionado (Base 2005) por Agrupamento do comércio a retalho; Mensal
FONTE: INE, Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio a Retalho
A verdadeira história do PEC 4
O Homem já sabia que ia ser actualizado o rating.
O problema é que as agência financeiras, ao contrário dos Portugueses, não vão em conversa fiada: toca a baixar para A3!
Quer ir embora?
Ontem já era tarde!
O problema é que as agência financeiras, ao contrário dos Portugueses, não vão em conversa fiada: toca a baixar para A3!
Quer ir embora?
Ontem já era tarde!
Ranking dos ratings Moody´s dos países da UE
Obs: Rating da agência de classificação de risco Moody´s (a longo prazo) dos países da EU.
Fonte: www.moodys.com/
Fonte: www.moodys.com/
segunda-feira, 14 de março de 2011
domingo, 13 de março de 2011
Os números negros dos Governos Sócrates: Taxa de desemprego
Taxa de desemprego (Série 1998 - %) por Local de residência (NUTS - 2002) e Sexo; Trimestral.
FONTE: INE, Inquérito ao Emprego
sábado, 12 de março de 2011
Os números negros dos Governos Sócrates: Perspectiva sobre a situação financeira do agregado familiar
Perspectiva sobre a situação financeira do agregado familiar nos próximos 12 meses (Saldo de respostas extremas); Mensal
FONTE: INE, Inquérito de Conjuntura aos Consumidores
sexta-feira, 11 de março de 2011
Os números negros dos Governos Sócrates: Confiança dos consumidores
Indicador de confiança dos consumidores (Saldo de respostas extremas); Mensal FONTE: INE, Inquérito de Conjuntura aos Consumidores |
quinta-feira, 10 de março de 2011
Grafos de Hamilton: algoritmos do vizinho mais próximo e das arestas ponderadas
Subscrever:
Mensagens (Atom)