Para o iniciante no Maxima é importante a familiarização não só com a sintaxe do programa mas também com o conjunto de comandos e funções disponíveis. Para tal, o Maxima fornece algumas funções de ajuda:
Função describe
A função describe pode ser usada de duas formas:
1) Para encontrar os tópicos que correspondem à escrita (string) exacta do item solicitado.
Supondo que pretendemos informação sobre a função log, podemos solicitar describe de três formas: describe(log) ou describe(log,exact) ou ? log (é necessário o espaço entre ? e log).
Esta forma de utilização da função describe só é útil se soubermos, à partida, que existe no Maxima um comando ou função com a designação introduzida.
Caso isso não aconteça o Maxima sugere a utilização de describe para procura da expressão não exacta.
2) Para encontrar um conjunto de itens que contenham em alguma parte de suas designações a escrita (string) do item solicitado.
Introduzindo describe(plot,inexact) ou ?? plot (com espaço entre ?? e plot), o Maxima apresenta uma lista de tópicos onde a string plot surge, podendo o utilizador escolher da lista o que se adequa ao que procura.
Função apropos
Esta função apresenta uma lista de todos os símbolos do Maxima que contêm a string introduzida em alguma parte dos nomes desses símbolos.
Função example
Esta função exemplifica a utilização de um comando ou função do máxima. A sua utilização está limitada a um conjunto de símbolos do Maxima - introduza example() para visualizar esse conjunto.
Sem comentários:
Enviar um comentário